quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Projeto Livro na Praça homenageia São Luís pelos 400 anos de fundação


As homenagens pelos 400 anos de São Luís estão na programação do Projeto Livro na Praça, promovido pelo Governo do Estado e realizado pelo Secretaria de Estado da Cultura (Secma), em parceria com bibliotecas comunitárias, instaladas com o apoio da Biblioteca Pública Benedito Leite, Sociedade de Amigos das Bibliotecas Públicas (SAB/MA) e do Consórcio Alumínio do Maranhão (Alumar), que brinda os leitores (crianças, jovens e adultos) das comunidades de São Luís.

O Livro na Praça é um projeto que estimula à leitura e desenvolve um leque de atividades, tendo o livro como fonte de inspiração, visando contribuir para a formação de leitores, condição essencial para o exercício da cidadania.


Nesta quarta-feira (12) será a vez das crianças da comunidade de Vicente Fialho receberem a trupe do projeto com uma vasta programação que acontecerá das 8h às 12, na Biblioteca Comunitária Monteiro Lobato, da União de Moradores.

Com o tema São Luís: Ilha Encantada de Histórias, o Livro na Praça terá como atividades uma Exposição de Livros; Oficina de criatividade com atividades de desenho, pintura e colagem; Concurso de histórias criadas pelas crianças com a temática “São Luís”, com premiação aos vencedores de cada comunidade, jogos literários e apresentação do espetáculo de teatro “Era uma vez… uma história que todo mundo conta”, com o grupo teatral Silvana Cartagenes e elenco de bonecos.

Durante o mês de setembro outras comunidades estarão recebendo a trupe do livro na praça, formada por arte-educadores, bibliotecários e técnicos em leitura. No sábado (15) a programação acontecerá na Biblioteca Comunitária e Ponto de Leitura “Espaço do Saber”, em Rio dos Cachorros e no dia 22 na Biblioteca “José Chagas”, da União de Moradores de Coqueiro. Toda a programação é desenvolvida sempre no horário das 8h às12h, com alunos de ensino fundamental.

“O Livro na Praça é um projeto de estímulo à leitura, pioneiro em São Luís, realizado desde 1988, tendo ao longo desses 24 anos, atuado em dezenas de praças do centro e dos bairros da cidade, além de escolas comunitárias e públicas e Uniões de Moradores”, destaca Rosa Maria Ferreira Lima, diretora da BPBL e coordenadora do Projeto.

Cerca de 150 mil crianças e jovens carentes já foram contempladas com o projeto, participando sistematicamente das ações desenvolvidas como exposição de livros, Hora do Conto, oficinas de criatividade, espetáculos de teatro, cantigas de roda e várias outras atividades.

Ao longo de sua atuação o Livro na Praça, foi vencedor do Prêmio “Os Melhores Programas de Leitura para Crianças e Jovens do Brasil” conferido pela Fundação Biblioteca Nacional e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor incluir seu nome e o da sua cidade,ou bairro no seu comentário. Não serão publicados comentários anônimos.